Cultura, educação e diversão!
and then...
BÔNUS DO POST DE ONTEM!
Apesar do nome, o grande filósofo Hipócrates (em grego: Ἱπποκράτης), considerado ainda hoje como o pai da medicina moderna nada tinha de hipócrita. Muito pelo contrário, o cara nasceu em uma família de asclepíades, ou seja, gerações e gerações que mantinham a tradição de cuidarem da saúde dos outros. Até hoje os médicos, quando se formam, fazem o juramento de Hipócrates.
A única relação que se pode fazer entre Hipócrates e hipocrisia (se é que se pode) é o que o governo brasileiro tem feito há décadas com o povo. Finge-se que existem médicos, hospitais e remédios para toda a população, afinal o governo é feito para o povo e se preocupa muito com ele, né? Hein? Acredita? Aham... Tá, deixa pra lá...
A palavra Hipócrita deriva do latim "hypocrisis" e do grego "hupokrisis" ambos significando representar ou fingir. Na Grécia e na Roma antiga, era um termo designado para os atores. Essa palavra se tornou parte do vocabulário mundial depois de Jesus usá-la diversas vezes. Ele sempre usou esse termo para definir os religiosos da época e as pessoas que fingiam ser o que não eram.
Quer saber a etimologia (origem) de alguma palavra? Mande um e-mail pra gente: fluxodepausas@gmail.com


1 comentários:
q latim dificil
Postar um comentário