Cultura, educação e diversão!

fluxodepausas@gmail.com


and then...

"A tal da hipocrisia"

Meu tio Marcinho Itaboray, médico e músico de primeira linha, gravou em seu último cd uma canção intitulada “A tal da hipocrisia”. Ouvindo-a, resolvi escrever um post justamente sobre este assunto. Ela aparece em todos os âmbitos sociais. Seja na fila de supermercado, seja na conversa informal no barzinho ou até no bate-papo com um colega, lá está ela, a tal da hipocrisia atrapalhando qualquer tipo de relação verdadeira e sincera.

Quantas vezes você mesmo foi hipócrita? Quando perguntado por um amigo se aquela blusa verde-limão com flores amarelas, que ele acabara de comprar era bonita e você, só pra agradar, disse: “Muito linda, onde você comprou?”, ou então ao ser questionado por um colega sobre a reputação da nova namorada dele (que tem o apelido de corrimão!), você respondeu: “Pô, ela é gente boa! Menina de família...” Pois é... A hipocrisia aparece em tudo quanto é canto.

Aparece nas mensagens publicitárias. Afinal, você realmente acredita que o dono da fábrica de cerveja quer, sinceramente, que você aprecie com moderação? Ou, quando aquele político todo engomadinho, nascido em berço de ouro, beija uma criança da periferia, toda melequenta e diz que sua meta é ajudar os mais carentes, você realmente acredita? Ou aquele jogador de futebol que, quando contratado pelo clube, beija o escudo na camisa e faz declarações de amor ao time (e depois recebe uma proposta milionária da Europa e parte no primeiro vôo)... Óóóóó... Você acreditou???????

Agora uma constatação: os hipócritas geralmente adoram ser enganados por outros hipócritas. Afinal, é ótimo pensar que sua camisa brega é linda, ou que sua namorada é quase uma santa. O certo é que a hipocrisia atrai hipocrisia. E este é o grande mal da humanidade. Portanto, abra seus olhos. Às vezes, ou quase sempre, a verdade dói, mas é muito melhor conhecê-la do que viver num mundo de névoas, onde, como já dizia meu pop-filósofo favorito, Renato Russo: “existem muitos formatos, que só têm verniz e não têm invenção. E tudo aquilo contra o que sempre lutam é exatamente tudo aquilo que eles são”

E aí? Vai querer a pílula azul ou a pílula vermelha?

P.S.: Obviamente dei exemplos banais e muito corriqueiros, mas pense bem: a hipocrisia está muitas vezes presente naquilo em que mais acreditamos.

8 comentários:

Anônimo disse...

Tô entendo o significado de hipocrisia agora...

Mandou bem, hein "fessor"!

mj

gui.happy disse...

vo quere as 2 pilula fesso

vlw

gui.happy disse...

maneira essa foto do matrix fesso,boa criatividade

gui.happy disse...

essa fotoe em homenagem ao make,michael jackson

mariana disse...

Realmente somos hipócritas o tempo todo.Desculpe-me se já fui.Belo texto!

gui.happy disse...

como no filme neo escolhe a pilula axul por isso a escolho em 2ºplano

gui.happy disse...

minino nao seja Hipócrita,nao to sendo mae se to falando a verdade,
cala a boca minino esse nogocio do seu amigo e orrivel,tabão mãe,ta bao,o minino vai pro quarto e resmunga,o troço feio...

Maycon disse...

pilula tem gosto ruim, num podia ser uma balinha d açucar vermelha naum? o/

Você é a pausa número:


comprar e vender
Powered By Blogger